30/04/23

Pôr do sol

 














A Varanda do Frangipani

 



Mais uma vez o Clube de Leitura da Casa da Cultura José Bento da Silva (São Martinho do Porto) reuniu-se para o encontro  mensal, normalmente no ultimo domingo do mês. O livro escolhido e de bastante agrado geral pelos que compareceram, foi "A Varanda do Frangipani" de Mia Couto.

««...»»
Sinopse: A narrativa de A Varanda do Frangipani decorre na Fortaleza de S. Nicolau, algures em Moçambique. A fortaleza há muito que deixou de ser reduto de defesa e ocupação estrangeira para se transformar num asilo de velhos. A trama policial, as reflexões sobre a guerra e sobre a paz, o Universo mágico, a riqueza de personagens, aliados a uma narrativa pujante e amadurecida, fazem deste livro uma das mais belas obras de Mia Couto.
-Fonte do texto: Bertrand

««...»»

Algumas citações
-A velhice não nos dá nenhuma sabedoria, simplesmente autoriza outras loucuras.

-O tempo é um fumo, nos vai secando as carnes.

-Um vivo pisa o chão, um morto é pisado pelo chão.

-A boca fala mas não aponta.

-Esse mulato se matou ele mesmo usando minhas mãos. Ele se conclenou, eu só executei seu desejo matador.

-Meu pai visitava muito o corpo de minha mãe.

-Padeci tais fomes que só não morri porque a morte não me encontrou, tão magro que estava.

-A guerra instala o ciclo do sangue.(...) A guerra engole os mortos e devora os sobreviventes.

-Daqui em diante, vou dormir mais quieto que a morte.

««...»»


29/04/23

5º Aniversário do Centro Cultural Espírita de Alcobaça


28 abril 2018 - 28 abril 2023
 


O Centro Cultural Espírita de Alcobaça perfez em 28 de abril cinco anos de existência, que foi comemorado no sábado, dia 29 de abril, dia das atividades semanais. Muitos parabéns e muito grato por fazer parte da equipa. 

««...»»


Conceição Venâncio e Paula Venâncio, fundadoras em 28 de abril de 2018 do  Centro Cultural Espírita de Alcobaça.




28/04/23

Ser Feliz


 

🌳🌍🌳

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

- Augusto Cury -

Mosteiro de Alcobaça
















































Não me canso quando vou a Alcobaça visitar o Mosteiro. Imponente, guarda no interior e exterior a marca humana do tempo, testemunhando uma época marcante da história de Portugal. Lugar de excelência para apreciar arquitetura, mas também ficar por ali a meditar sobre a vida. 
A máquina fotográfica faz o resto. Trazer para casa instantes para recordar até lá voltar...