28/12/23

Godzilla Minus One


...


...
Sinopse:
Passado no Japão do pós-guerra, na segunda metade da década de 1940, este é o 37.º filme da saga “Godzilla”, que assinalou este ano sete décadas, e o 33.º a ser produzido pelos importantes estúdios japoneses Toho. Assinado por Takashi Yamazaki, que também o escreveu e tratou dos efeitos visuais, este filme “kaiju” centra-se num piloto "kamikaze", interpretado por Kōichi Shikishima, que se cruza com o célebre monstro Godzilla e sobrevive a um dos seus ataques, o que lhe muda a vida para sempre. É um Japão destruído, com incertezas sobre o futuro, a ver-se a braços com uma nova e poderosa ameaça. 

A partir de um orçamento bastante reduzido para os padrões ocidentais, o filme foi um sucesso grande dentro e fora do seu país natal. Além de ter sido nomeado para vários prémios Hochi, tendo ganhado o de Melhor Filme, e Maichi, foi também galardoado com estatuetas de melhores efeitos visuais em círculos de críticos dos Estados Unidos em Chicago e na Florida. 

Fonte: Jornal PÚBLICO /Portugal





27/12/23

Patos




Um filme UNIVERSAL PICTURES.

Nesta época festiva, a Illumination, criadora dos blockbusters Minions, Gru – O Maldisposto, Sing e A Vida Secreta dos Nossos Bichos, convida-nos a embarcar na emoção do desconhecido com umas hilariantes férias despassaradas em família, como nenhuma outra, na nova comédia original e cheia de ação, Patos!.

A família Mallard está num impasse. Enquanto o pai Mack está contente em manter a sua família em segurança a nadar eternamente no seu lago de Nova Inglaterra, a mãe Pam está ansiosa por agitar as coisas e mostrar ao filho adolescente Dax e à filha patinha Gwen todo o vasto mundo. Após uma família
de patos migradores aterrar no seu lago com emocionantes contos de lugares longínquos, Pam convence Mack a embarcar numa viagem em família, passando por Nova Iorque, em direção à tropical Jamaica.

À medida que os Mallards se dirigem para sul durante o inverno, os seus planos bem pensados rapidamente descarrilam. A experiência vai inspirá-los a alargar os seus horizontes, abrirem-se a novos amigos e a realizarem mais do que alguma vez imaginaram, enquanto também lhes ensina mais um sobre os outros, e sobre si próprios.

Realizado porBenjamin Renner
Elenco:Kumail Nanjiani ; Elizabeth Banks ; Caspar Jennings ; Tresi Gazal ; Awkwafina ; Carol Kane ; Keegan-Michael Key ; David Mitchell ; Danny DeVito

Produzido porChris Meledandri

Fonte do texto: https://www.patosofilme.pt/synopsis/




«««...»»»

Excelente filme, excelente banda sonora.

«««...»»»


26/12/23

Humanismo


 

Aquela praia

 


Aquela Praia

.

A praia está deserta e na areia

Não há sinais de passos de ninguém.

Apenas esse mar que vai e vem

E um bando de gaivotas que volteia.


Mas tu estás ali. Na minha ideia

Vagueias pela praia, que retém

Os gestos, as palavras e, também,

Os beijos que me davas volta e meia.


Mas tu estás ali. Eu sei que estás!

É teu aquele odor que o vento traz

É ele que te agita ainda a saia.


Na campa onde outro dia te deixei

Terão ficado os sonhos... Mas eu sei

Que a alma te ficou naquela praia!

.


Poema de Palma Rodrigues

Livro: Aquela Praia - Poesias 2015

Foto: Salir do Porto

“Parabéns!” de João Pedro Rodrigues

 



“Parabéns!” de João Pedro Rodrigues | Convidado: João Pedro Rodrigues
Com: João Rui Guerra da Mata, Eduardo Sobral, Sónic – O Gato

Realização e Argumento: João Pedro Rodrigues

Produção: Amândio Coroado

Imagem: João Pedro Rodrigues

Montagem: Vítor Alves, João Pedro Rodrigues

Som: Nuno Carvalho

Sinopse:
A escuridão silenciosa do quarto é rasgada por uma mensagem de parabéns gravada no atendedor de chamadas. Um despertar brusco para Chico, no dia em que faz 30 anos. Grande confusão: tarde demais para ir ter com a namorada, tarde demais para ir à reunião na Expo 98 e, ainda por cima, uma ressaca de morte. Mas isto não é tudo. Na cama, deitado ao seu lado, está um jovem com quem passou a noite. Mas é preciso retomar os gestos de todos os dias. Entretanto, o companheiro de uma noite, de olhos azuis e corpo felino explora a casa, curioso, com a irrequieta felicidade de quem tem 20 anos e todo o tempo do mundo para perder.  É a sua fome de viver que irá levar a melhor, num jogo não declarado, sobre o que poderia ter sido para Chico mais um banal dia de anos…




Filme: Natal em Todos os Andares


 Natal em Todos os Andares


Um Natal muito especial num prédio parisiense. Filme do cineasta francês Gilles Paquet-Brenner.

Na noite de Natal queremos que tudo seja perfeito, mas muitas vezes não corre como esperado... É um momento onde cada um é confrontado com a sua realidade, seja ela bonita ou complicada.

Para os moradores de um prédio parisiense, este ano o Natal vai ser inesquecível. Eles mal se conhecem, trocam apenas breves cumprimentos quando vão para o trabalho ou levam o lixo à rua. Mas este ano, quando vizinhos entusiasmados, deprimidos ou maravilhados com a magia do Natal se encontram, vão começar a voar faíscas!

Fonte: RTP Play

Filme disponível (26 Dezembro 2023) na RTP Play 





Artes


Autor anônimo
Século XIX
....


Stefano Ricci: Apolo e Jacinto

....


Chawky Frenn: Narciso

....


....