29/05/25

Inês Meneses

 


Sinopse: Neste livro, Inês Meneses volta a eleger como protagonistas as emoções, que são descritas num tom confessional, sem data ou ordem. São partilhas que se encaixam na vida de todos os dias, da autora e na nossa, pequenas biografias de sentimentos comuns que, na cronologia de cada um, adquirem um caráter raro e especial. A perda da mãe, o lugar permanente das saudades, a importância da memória, a bagagem emocional que se carrega a cada nova viagem, o papel da amizade, e o amor como a única forma de se ser pleno num mundo que nos pode estraçalhar - eis alguns dos temas desta obra.

Com uma sensibilidade rara, a autora reafirma o seu talento pela exímia escolha de palavras e pela forma sempre nova como vê as pessoas e o que as rodeia. Inês Meneses conta-se e conta-nos através de reflexões marcantes e das surpreendentes ilustrações da filha, Maria Inês, uma simbiose perfeita que torna esta Máquina de Escrever Sentimentos uma peça única.


Sinopse: «A Inês é a mais perigosa das mulheres. Fica-nos com o coração.»
Valter Hugo Mãe

Neste livro, Inês Meneses juntou o fôlego do quotidiano que muitas vezes deixamos transpirar para o Facebook. A autora recolheu-o e publicou-o. A conceção gráfica esteve a cargo da Lavandaria. Depois de várias edições de autor, o Caderno chega agora ao grande público, com chancela da Contraponto.

«O que aqui se escreve é para as pessoas, essa condição nem sempre certeira que distingue bichos entre irracionais e humanos.»
Do prefácio de Valter Hugo Mãe


Sinopse: Ler Inês Meneses é sempre um convite a olharmos para dentro e para os dias que se querem novos, aqueles que se fazem de perguntas e de pequenos prazeres, da solidão povoada de silêncios e do tempo, do nosso e o dos outros.

Em Linhas de Valor Acrescentado a vida acontece com os amores por cumprir - e com aqueles que se cumpriram em pleno e que nunca se conjugam no pretérito perfeito -, com as paixões que fazem os anos parecer instantes e com os amigos que nos resgatam da «claustrofobia quotidiana».

Para a autora «escrever é, muitas vezes, aprender a falar de novo», um exercício que a nós, leitores, nos salva do desânimo, da desesperança e da angústia, ao encerrar nestas páginas o espanto de quem continua a acreditar que a vida é o lugar mais bonito para se habitar.

Biografia resumida de Inês Meneses:
Inês Meneses nasceu em 1971. Faz rádio desde os 16 anos e também escreve. É, desde 2004, autora do programa de entrevistas Fala com Ela, primeiro na Radar e atualmente na Antena 1. Também na Antena 1, está, desde 2008, no programa O Amor É, ao lado do psiquiatra Júlio Machado Vaz, com o qual publicou, em 2018, um livro com o mesmo nome. Em 2020, publicou Caderno de Encargos Sentimentais, já na 8ª edição; em 2021, O Coração Ainda Bate; em 2022, Fala com Ela; e em 2023, Máquina de Escrever Sentimentos, 3ª edição, todos pela Contraponto. Escreve crónicas desde final de 2020 no Público online. Em 2024, iniciou um novo podcast, também para o Público, Cultas e Vinho Verde; e na Futura – Rádio de Autor colabora e assina semanalmente o apontamento gastronómico Uma Mulher Sob Influência.



Textos da editora Bertrand

«««»»»

Raramente leio mais do que um livro seguidos, do mesmo autor. Mas desta vês a escritora Inês Meneses superou a minha espectativa. De fácil leitura, escrita escorreita, simples, entendível. Para além disso, provocatória e acima de tudo algumas das suas reflexões deixaram-me suspenso no tempo. Gosto de ler livros assim, que me fazem pensar. Mais do que isso tudo, é a voz pulsante de uma geração que felizmente ainda mexe. Vou continuar a ler e a apaixonar-me pelas suas palavras...

«««»»»