16/11/22

Filme: Abraça-me com Força


Filme de Mathieu Amalric, com Vicky Krieps

Nesta adaptação da peça de teatro Je Reviens de loin, de Claudine Galea, Vicky Krieps é Clarisse, uma mulher que parece abandonar o marido e os filhos. Um evento disruptivo é o ponto de inflexão para um melodrama que retrata a perda ao longo dos anos.

Vicky Krieps, num dos seus melhores desempenhos, é Clarisse, personagem misteriosa, luminar, com a qual avançamos e recuamos em exercícios de memória e reconhecimento, em busca do elo (perdido?) com o marido e os filhos. O que terá acontecido a Clarisse? O que terá acontecido à sua família?

Íntimo, delicado, comovedor, sensorial, frágil como o mundo, Abraça-me com Força segue entre a vida e a morte, a morte e a vida, num crescendo, como uma espécie de música, a que a filha de Clarisse toca, a da pianista Martha Argerich que ouvimos. Espontâneo e virtuoso, com uma extraordinária beleza e precisão, desvela-se num melodrama sobre a perda, cuja natureza incompreensível e, por vezes, alucinante encontra na imaginação e na memória a única possibilidade de luto, de compreensão e de superação.


««...»»


Sem comentários: