05/11/22

Filme: O nosso Cônsul em Havana



Eça de Queiroz em defesa dos direitos humanos

“O Nosso Cônsul em Havana” é uma ficção que se inspira livremente no período em que Eça de Queiroz foi Cônsul de Portugal nas Antilhas espanholas. Seguimos a história de Lô, uma menina chinesa que embarca clandestinamente para Cuba e que é ajudada por um marinheiro de bom coração, Castellano, que a entrega às freiras do Convento de Santa Clara.
Para ajudarem Lô a escapar das garras do grande escravocrata da Ilha, Don Zulueta, vão convergir pessoas de bem e defensoras da liberdade: o jornalista e livre-pensador Vicente Torradellas; D. Antónia Morales, proprietária de terras; a Madre Filomena; o próprio Eça de Queiroz e o seu amigo Juan, um rapazito engraxador cheio de manhas e artimanhas necessárias à sobrevivência numa cidade como Havana.
Durante o tempo em que aí está, Eça não deixa por mãos alheias  os seus méritos de sedutor e vive um amor escaldante com Mollie, filha do General americano Robert Bidwell (que viremos a descobrir ser traficante de armas), uma jovem moderna e apaixonada que se sente tão à vontade à mesa do póquer como no jogo da sedução.
.
ELMANO SANCHO
MAFALDA BANQUART
RODRIGO SANTOS
JORGE PINTO
LUÍSA CRUZ 
PEDRO FRIAS
ANTÓNIO CAPELO
JOANA CARVALHO
JOAQUIM NICOLAU
JOÃO LAGARTO
IVO ARROJA
ZIRUI CAO
JÚLIO MARTIN
JOSÉ EDUARDO
ANTÓNIO NEIVA
BRUNO SCHIAPPA
MANUEL ESTEVÃO
PAULO FREIXINHO
ADRIANO REIS
FÁTIMA REIS
.
guião: ANTÓNIO TORRADO
com a colaboração de: JOSÉ FANHA
produtor: FRANCISCO MANSO
directora de produção: CRISTINA MASCARENHAS
produtor executivo: Cuba INTI HERRERA
director de fotografia: JOSÉ ANTÓNIO LOUREIRO
director de som: VASCO PEDROSO
directora de arte: CARLA ROSÁRIO
figurinista: LOLA SOUSA
coordenador de pós-produção: MIGUEL CARDOSO FARIA
montagem: MIGUEL CARDOSO FARIA . JOSÉ DIOGO FERREIRA
colorista: ANDREIA BERTINI
música original: LUÍS CÍLIA
montagem e misturas de som: MARTIM CRAWFORD
efeitos visuais: PUSH VFX
estúdio de pós-produção: WALLA Collective
realizador: FRANCISCO MANSO
distribuição: PROJECTOS PARALELOS, ZERO EM COMPORTAMENTO

Ficção biográfica, Portugal, 2019, 110 minutos



Excelente filme de época e de ficção, que representa bem a vida social da época em que Eça de Queiroz esteve em Cuba como Cônsul. Tal como nessa altura em que a escravatura era um problema bem mascarado, passados estes anos essa ditadura mascarada das condições de trabalho estão tão atuais que parece que não aprendemos nada com a história. A mesma politica, a mesma ganância, a mesma riqueza obtida a partir da ditadura de trabalho, sobretudo na falta de respeito pelo ser humano. Apesar de vivermos num mundo com mais oportunidades de vida, de trabalho, de cultura, ainda assim continua um enorme fosso entre quem é rico e pobre com uma desproporcionalidade da divisão da riqueza. Para uns viverem no luxo, outros vivem na miséria. Cada vez mais...



Filme em 26 Maio 2021

Sem comentários: