15/02/23

A Toca do Lobo





















Transcrição da contra capa do DVD:
Todas as famílias guardam segredos. A minha não é excepção. Primeiro descubro um velho filme de 9.5 mm, depois redescubro os velhos álbuns de infância da minha mãe onde as fotografias me parecem todas ilusões ópticas. Mais tarde o meu avô, que nunca conheci, revela-se e fala comigo num estranho programa de televisão. Nesta viagem quero desvendar os segredos da minha família durante a ditadura, que envolvem mistérios que foram passando de geração em geração. Entre passado e presente procuro reinterpretar velhas memórias e descobrir novas verdades, lutando contra o silêncio e as portas que permanecem fechadas. 

Catarina Mourão


Crítica oficial:
"A memória perdida de uma família e de um país dos grandes filmes do ano."
-Jorge Mourinha, Público

"A beleza do filme reside na escolha da realizadora em não revelar acontecimentos misteriosos que teestemunham a ambivalência de uma época que ainda não contou todos os seus segredos..."
-Ariel Schweitzer, Cahiers du Cinéma

"A Toca do Lobo é uma aproximação pessoal e documental à lógica, quase onírica, do melodrama. O melhor filme de Ctarina Mourão desde a a Dama de Chandor."
-Luis Miguel Oliveira, Público




««»»

Deste filme/Documentário destaco dois aspetos: o período da ditadura de Salazar e a avareza familiar. Quanto à primeira, um pouco por culpa da democracia, continua por desvendar muitos dos aspetos que ensombraram toda uma geração, com reflexos no presente e futuro. A outra, questões familiares baseadas na hipocrisia aliada a uma deficiente ética de valores. Não basta apregoa-las, mas sim pratica-las. De resto um documentário sobre um homem que para além de escritor foi um ser humano incompreendido. Como nessa época, hoje tudo continua na mesma. A mesma hipocrisia e a mesma chantagem intelectual...

««»»


Sem comentários: