17/03/23

Jorge Palma / Festival Montepio


Jorge Palma | Festival Montepio às vezes o amor 

Jorge Palma dispensa apresentações. Com mais de 40 anos de carreira é um nome incontornável do panorama musical português. A sua obra contém canções amplamente transversais com temas como “Frágil”, “Deixa-me Rir”, “Dá-me Lume” ou “Encosta-te a mim”, que se tornaram hinos intemporais.

Compositor, poeta, intérprete e exímio pianista, o percurso de vida de Jorge Palma observa-se sempre a par da música. Tendo começado a aprender piano com seis anos de idade, mais tarde, correu a Europa de guitarra em punho tocando nas ruas de cidades como Paris e Copenhaga. Terminou o Curso Superior de Piano em 1990 e editou vários discos de originais, compondo êxitos, somando discos de ouro, tendo atingido a marca da dupla platina com “Voo Nocturno”. Venceu o prémio José Afonso em 2002, e em 2008 e 2012 foi o vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete individual. O seu álbum “Com Todo o Respeito” foi ainda galardoado pela Sociedade Portuguesa de Autores com o prémio Pedro Osório.

O período mais recente da vida de Jorge Palma é marcado por um momento de grande actividade no qual se destacam projectos como “Juntos” em que partilha o palco com Sérgio Godinho e ainda a celebração de discos históricos como “Bairro do Amor” e “Só”, tendo este último resultado na edição de “SÓ ao vivo” em 2017.

Desde os anos 70 que esgota salas um pouco por todo o país, desde as mais emblemáticas, até aos palcos mais intimistas.

Jorge Palma, para ver ao vivo no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, no próximo dia 27 de Maio às 21h, inserido no Festival ‘Montepio às vezes o amor’. 

‘Montepio às vezes o amor’ é uma festa de música e emoções que vai espalhar amor por todo o país. Portugal fica mais amoroso. Nomes amados da música portuguesa fazem da paixão o mote para noites românticas e calorosas.

Haverá música para preencher os corações que se apaixonam.

Fonte: CCC Caldas da Rainha


Não fosse alguns "energúmenos" no público, teria sido um espetáculo perfeito. Isto porque alguns desrespeitaram as regras em ligar o telemóvel para consultar e filmar o concerto contrariando o anunciado antes do espetáculo, provocando um movimento de advertência dos colaboradores na sala para que tal não acontecesse, com o consequente ruido. Enfim, por causa de meia dúzia de "idiotas", o que poderia ser excelente tornou-se uma banalidade degradante. Ainda assim Jorge Palma trouxe o seu brilho e mestre de quem trata a composição musical por tu com uma mão cheia de temas sobejamente conhecidos mas que sabe tão bem ouvir em concerto. A sua banda e a sua música constitui um marco icónico na música portuguesa.



 Concerto realizado em 26 Maio 2021

Sem comentários: