19/03/23

Rui Nabeiro - O Homem


 Manuel Rui Azinhais Nabeiro

 Campo Maior, 28 de março de 1931 / Lisboa, 19 de março de 2023

««...»»

Citações da Blogosfera:

“Único nas suas qualidades humanas e nos seus valores, deixa-nos um legado de generosidade, empatia e proximidade. Até sempre, sr. Rui.”

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de Março de 1931, em Campo Maior, no distrito de Portalegre. Começou a trabalhar com apenas 12 anos a ajudar a família — a mãe, numa mercearia, e o pai e os tios, na torra do café.

Aos 19 anos, assumiu a direcção da empresa Torrefacção Camelo, Lda.

Em 1961, cria a Delta Cafés, actualmente uma das maiores empresas do mercado do café, num armazém com 50 metros quadrados e duas bolas de torra de 30 quilos de capacidade.

Rui Nabeiro chegou a ser nomeado presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, ainda antes do 25 de Abril, em 1962 e 1972. Contudo, exerceu o cargo por pouco tempo — menos de um ano. Cinco anos mais tarde, em 1977, voltaria ao cargo, desta vez eleito pelo Partido Socialista. Cessou funções em 1986, depois de ter sido reeleito duas vezes.

Em 1995, recebeu o grau de comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial. Em 2006, um novo grau de comendador: desta vez o da Ordem do Infante D. Henrique.

- Luis Franco

...

Partiu Rui Nabeiro, um dos poucos grandes empresários, ou único, que se afirmou como líder, conseguiu o respeito dos trabalhadores e  para quem o lucro era indissociável da vertente humana. 

Fez sucesso e praticou o Bem. O país ficou mais pobre, mas desejamos que o seu legado tenha continuidade. Rui Nabeiro nunca será esquecido.

- Cristina Ramos Horta

...

A grande pessoa aumenta as outras.

Expande-as. Porque não tem medo de quem é grande. O grande adora os grandes. O pequeno com a mania que é grande teme de morte os grandes. Ataca-os; acusa-os de, afinal, não serem grandes nenhuns. O grande de trazer por casa quer ser o único grande do pedaço. E é por isso que não passa de um minorcazinho.

Ser grande é sobretudo isto: ajudar todos os que estão à volta a serem grandes também. Com inteligência, com carácter, com sonho, com uma dose bem grande de loucura e de sensibilidade. E com um egocentrismo particular: a felicidade dos grandes é também a felicidade de todos os que vê passarem, aos poucos, a ser grandes. Só os grandes crescem. A grande pessoa aumenta o mundo. Aprende.

[obrigado por ter aumentado o mundo, Rui Nabeiro. descanse em paz]

- Pedro Chagas Freitas

...

Os líderes, podem ser vistos, com base no seu comportamento, como orientados para a tarefa   ou orientados para as pessoas e para o relacionamento  e designa-se pelo grau em que o líder define e estrutura o seu próprio trabalho e o dos subordinados, tendo em vista o alcance dos objetivos. 

A orientação para as pessoas define-se como o grau em que o líder age de forma amistosa e apoiante, e se preocupa com os subordinados e o seu bem-estar e um líder eficaz é aquele que conjuga ambas as vertentes, demonstrando uma preocupação no seu comportamento com a tarefa, mas também com as pessoas que realizam a tarefa.

DEP Sr Comendador!

- Mário Ribas Rocha 

...

Rui Nabeiro (1931-2023), a entrevista: “Nasci pobre, fiz contrabando, tratei bem as pessoas e dormi nas fazendas de café com a rapaziada”

Entrevista ao Jornal Expresso em 2016, Aqui.


««...»»

Portugal ficou mais pobre com a partida deste grande homem, com H grande, de um Grande exemplo de simplicidade e humildade. São precisos muitos predicados e adjetivos para definir esta personalidade que marcou uma geração, e com certeza marcará as próximas gerações, sobretudo aquelas que se lhe seguem, inspirando procedimentos de respeito pelo próximo, lealdade pelos valores humanos, responsabilidade. São tudo vertentes em queda na sociedade que repensa sempre a melhor forma de lixar o próximo onde só interessa a tabela de excel. Muito haveria de dizer, mas o momento é de silêncio para que as lágrimas em liberdade possam cair sobre a terra que nos viu nascer.

- João Eduardo

 



Sem comentários: