05/04/23

Filme: Com Amor e com Raiva



Jean e Sara vivem juntos há dez anos. Quando se conheceram, Sara vivia com François, o melhor amigo de Jean. Jean e Sara amam-se. Um dia, Sara vê François na rua. Ele não a vê, mas um sentimento que a vida pode mudar repentinamente apodera-se dela. François contacta Jean. Sugere que trabalhem juntos. A partir desse momento, tudo fica fora de controlo.

Realização: Claire Denis

Interpretação: Juliette Binoche; Vincent Lindon; Grégoire Colin; Bulle Ogier; Mati Diop; Bruno Podalydès.

Fonte de foto e texto:  https://mag.sapo.pt/cinema/filmes/com-amor-e-com-raiva



««...»»


««...»»

Um filme profundamente irritante. Teria saído a meio se tivesse ficado a uma das pontas do auditório. Já não tenho paciência para dramas da vida, já bastam os meus. Ainda assim, mostra muito o quanto é complexa as atitudes humanas, sobretudo quando se vivem relações inseguras, e quando o nosso passado e presente não está resolvidos. Este é um filme que nos faz despertar ou refletir para a responsabilidade que temos com uns e com outros, e quando chutamos para canto as responsabilidades que deveríamos ter com os filhos. Afinal, é só mesmo um reflexo de uma sociedade inquietante à procura de um sentido. Continuamos a afundar-nos no mundo cada vez mais dominado pelo azedume e irresponsabilidade. Respeitar o próximo é consequência de um enorme trabalho interior de cada um, mas isso dá muito trabalho. 
Excelente desempenho  de Juliette BinocheVincent Lindon, mostrando maturidade e intensidade. Em virtude de o filme ter sido rodado em tempo de pandemia, aparece com alguma nostalgia a imagem da máscara, qua apesar de ter sido à muito tempo, continua como fantasma nas nossas vidas pelas diversas razões. 



Sem comentários: