26/04/24

Sentido da vida




Quando encontro uma pessoa com maturidade, resiliente, com aceitação e força interior penso logo que esta pessoa já deve ter passado por muita coisa na vida. Ninguém nasce assim, a capacidade de nos levantarmos sempre que caímos com um sorriso no rosto, esfregar as feridas e seguir constrói pessoas bonitas por dentro mesmo que por fora hajam muitas nódoas negras. Quando me dizem: Tu és forte! Ganho vontade de sorrir. Temos de ser todos, mais tarde ou mais cedo..

||| Natércia Inácio |||

25/04/24

Em todas as ruas te encontro...



🌍
Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto tão perto tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura
Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco

- Mário Cesariny -

21/04/24

Instantes...


Há alturas que devemos de agradecer, todas as rejeições, todas as lágrimas e toda as vezes que a sociedade nos fez sentir diferente e até incapaz.
Se assim não fosse teria ficado em empregos medíocres, com gente que julga o outro, gente tóxica, onde o amor toca poucos corações, embora aqueles que toca, sofram bastante!
Mas tinham razão não pertencia ali....
Sem estas rejeições não estaria onde estou hoje.
Seria uma pessoa acomoda, a viver os sonhos de alguém e não em busca do meu.
Só espero ao longo da vida não me esquecer disto e não anular nem desencorajar ninguém de sonhar...
As escadas que sobem também descem, devemos sempre estar prontos, para subir e para descer, principalmente se for para dar a mão a alguém.

||| Natércia Inácio |||

19/04/24

Vida


Revê os teus hábitos e decide o que queres e o que não queres fazer. A obediência é seres fiel em seguir o teu caminho. Para seguires nele certamente tens de desobedecer a normas estabelecidas ou não prestar atenção a pessoas que, julgando que estão dentro da tua verdade, tentam obrigar-te a mudar. Aqui está a tua prova de Obediência: tens de aprender a seguir o teu caminho mesmo que este te leve a desobedecer a outros.
Segue a tua voz interior, esta guiará os teus passos pelos caminhos certos, fazendo o percurso necessário para que aprendas aquilo que vieste cumprir na tua vida. Está atento à tua voz, atento à tua Obediência para que não te percas ou atrases ao ouvir as exigências dos que se cruzam no teu caminho.
Não temas em obedecer ao teu coração, ele nunca te enganará.

- Marta Villanueva -

18/04/24

Sentido da vida...


© João Eduardo

Pensar e fumar são duas operações idênticas que consistem em atirar pequenas nuvens ao vento.
-Eça de Queiroz-

[ 😎 ]
Cigarros são a forma perfeita de prazer: são efémeros e deixam-nos insaciados.
-Oscar Wilde-



Observação: As fotos são um ensaio fotográfico. Não sou fumador.

17/04/24

Luz Obscura

 



Que rede familiar se esconde por detrás de um único preso político?

Como dar corpo a quem desapareceu sem nunca ter tido existência histórica?

Partindo de fotografias da política portuguesa (1926-1974), o filme procura revelar como um sistema autoritário opera na intimidade familiar, fazendo emergir, simultaneamente, zonas de recalcamento atuantes no presente.

Género: Documentário
País: Portugal
Ano: 2017 
Classificação: M/12 
Duração: 76 minutos



15/04/24

13/04/24

Teatro

 




A Cabe Cave — Associação Cultural, fundada em Vila do Conde, em 2016, tem vindo a desenvolver projectos artísticos e culturais na área do teatro (Estupendo Inuendo), do cinema (“Vaza” de José Manuel Sá e Paulo Pinto) e da literatura (revista Flanzine e editora Flan de Tal), apostada na promoção de uma dramaturgia escrita em português que reflicta um olhar e contexto actuais, apresenta-nos Por Detrás da Oliveira. Peça apresentada em Fevereiro de 2022, com os actores Alexandre Sá e Inês Queirós, e que agora é re-encenada com nova equipa, integrando-se, assim, numa programação que celebra os 50 anos do 25 de Abril.

Dois actores — Daniel Macedo Pinto e Joana Teixeira — que são também um homem e uma mulher a viver o presente e os seus conflitos, dispõem-se a levar-nos até essa oliveira simbólica e, aparentemente, invisível, mas cujos frutos continuam a pesar na herança sócio-cultural deste tempo. O teatro a servir de veículo até a intimidade das relações, expondo, através das ligações afectivas, o que os une e separa, em cada uma das suas dimensões existenciais. É um palco e simultaneamente um espelho onde não nos queremos reconhecer.”

Ficha Artística:

AUTOR | João Pedro Azul

ENCENAÇÃO | João Pedro Aul

INTERPRETAÇÃO | Daniel Macedo Pinto e Joana Teixeira

PRODUÇÃO | Cabe Cave Associação Cultural

CARTAZ | Alex Gozblau

FOTOGRAFIAS | Jaime Neves

Fonte texto e fotos: Teatro da Rainha


13 abril 2024

10/04/24

Clandestina


Com assinatura de Maria Mire, este documentário tem como ponto de partida a obra “Memórias de Uma Falsificadora - A Luta na Clandestinidade pela Liberdade em Portugal”, de Margarida Tengarrinha (1928-2023) que, durante o regime salazarista, se tornou falsificadora de documentos por motivos de militância política e que, por causa disso viveu anos na clandestinidade. 

A acção é transposta para os nossos dias e, apesar de a “voz-off” referir xilogravuras, materiais de fotografia ou selos brancos, vemos os actores a usar computadores, discos rígidos ou passaportes electrónicos. Esse anacronismo tem uma função específica: transportar a dimensão política da clandestinidade das décadas de 1950 e 1960 para um possível equivalente contemporâneo. 

“O interesse na realização deste filme prende-se assim tanto com a urgência de tirar da sombra a acção das mulheres que de modo revolucionário combateram neste período negro da história contemporânea portuguesa, assim como o de pensar na dimensão política presente nos pequenos gestos da vida quotidiana”, afirma a realizadora. 

Fonte: Cinecartaz PÚBLICO

( 10 Abril no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.)


....



09/04/24

Godzilla x Kong: O Novo Império


Sinopse:

O mundo está ameaçado por uma criatura tenebrosa vinda do centro da Terra que espalha o caos e o terror por onde passa. Para a tentar conter, os responsáveis máximos pela agência criptozoológica Monarch encontram apenas uma forma: juntar aos poderes de Godzilla, o réptil mutante de 50 metros de altura, à força descomunal do supergorila King Kong. A batalha entre os três titãs será decisiva e também a última esperança da Humanidade. 

Em 1954, a Toho Film Company Ltd. produziu um filme sobre Gojira (ou Godzilla), uma espécie de lagarto que irrompia pela cidade de Tóquio, que se tornou um êxito de bilheteira pelo mundo fora. A sua origem, associada à radiação nuclear, reflectia uma altura em que o Japão ainda recuperava dos efeitos dos bombardeamentos a Hiroshima e Nagasaki. 

Já em 1998, a TriStar Pictures relançou o mito com uma versão ambientada em Nova Iorque e realizada pelo veterano da ficção científica Roland Emmerich (“Dia da Independência”, “O Dia Depois de Amanhã”, “2012”), com o monstro redesenhado e uma história transposta para a actualidade. 

Em 2017, Jordan Vogt-Roberts realizou “Kong: A Ilha da Caveira”, em que um grupo de exploradores descobria uma ilha no Oceano Pacífico onde existia um enorme gorila chamado King Kong. Três anos mais tarde, com “Godzilla vs. Kong” o realizador Adam Wingard misturou elementos dos vários filmes, criando um “crossover” épico, que é agora continuado com “Godzilla x Kong: O Novo Império”.

Este é também o 5.º tomo da saga MonsterVerse, protagonizada pelos monstros Godzilla e King Kong, distribuídos pela Warner Bros e produzidos pela Legendary Entertainment em parceria com a japonesa Toho (nos filmes do Godzilla).

O elenco conta com Rebecca Hall, Brian Tyree Henry e Kaylee Hottle, que encarnam novamente as personagens do filme de 2021, a quem se juntam Alex Ferns, Fala Chen e Rachel House. 

Fonte: Cinecartaz PÚBLICO


....

Caldas da Rainha 9 Abril 2024