03/06/23

(In) Fidelidade



O título deste livro é bastante sugestivo, e foi com base nisso que o adquiri numa livraria num centro comercial enquanto mirava as novidades. Depois de o ler, pareceu-me que o seu conteúdo diz respeito a todos nós, já que no decurso da vida, já tivemos ou temos  relações que se encaixam perfeitamente no que é apresentado ao leitor pela sua escritora Esther Perel, que é na sua profissão Psicoterapeuta. 

Só uma experiente clínica nesta área se poderia aventurar em apresentar inúmeras situações que os casais passam durante a sua vida, desde o namoro, ao amor avassalador, até ao marasmo da relação, das infidelidades conjugais, na descoberta e reacção dos mesmos perante factos que se perdem em inúmeros lençois anónimos, onde o prazer tem muito mais valor do que acções de uma multinacional. 

Escrito numa linguagem simples e compreensiva é fácil reconhecer que o que é apresentado neste livro, para além de ser conhecido na maioria de nós, não só por eventualmente já tenhamos passado por situações semelhantes, mas também por casos na família ou na vizinhança. 

Para além da descrição dos factos, não é apresentado nenhuma solução miraculosa para a infidelidade, mas psicoterapia e análise quanto baste, que resta aos componentes da situação segui-la ou não. Com demonstrações científicas dos estados de comportamento, esta experiente psicoterapeuta deixa campo aberto para que cada um faça o seu próprio caminho e não se fazer de vítima. 

A vida tem que ir para a frente tendo em conta os valores positivos da compreensão e sobretudo da compaixão. Muitos tabus para ultrapassar são uma constante neste livro. Porque se trai, pode-se amar duas pessoas ou mais, que mazelas ficam, casamentos à prova de traição, enfim uma mão cheia de dilemas que fazem pensar que não somos perfeitos, mas somos insaciáveis no amor, sobretudo quando ele é sincero. 

Recomendo a sua leitura a todos aqueles que gostam de ler e de se cultivar um pouco mais acerca dos relacionamentos humanos e compreender o que se passa à nossa volta. 



Editora:Bertrand

Sem comentários: