24/02/25

Filme: Flow: A Deriva

 






Fonte do texto: Wikipédia

 Flow é um filme de animação de aventura e fantasia de 2024 dirigido por Gints Zilbalodis e escrito por Zilbalodis e Matīss Kaža. O filme é notável por ser completamente renderizado no software de código aberto Blender e não conter nenhum diálogo.
Após sua estreia no Festival de Cinema de Cannes de 2024, o filme recebeu aclamação da crítica e ganhou vários prêmios de cinema e animação, incluindo os prêmios de Melhor Filme de Animação no European Film Awards, no New York Film Critics Circle Awards, no Los Angeles Film Critics Association Awards e no National Board of Review Awards. O filme foi selecionado como a entrada letã de Melhor Longa-Metragem Internacional no 97º Oscar (2 de Março 2025).

Enredo:
Um gato preto vagueia por uma floresta quando uma matilha de cães chega pelo rio para pescar. Quando dois dos cães brigam por um peixe, o gato pega o peixe e é imediatamente perseguido pelos cães. O gato perde os cães, mas percebe uma debandada de veados antes de ser pego por um tsunami. O gato e os cães conseguem sobreviver à enchente alcançando um terreno mais alto. Um Labrador Retriever amarelo segue o gato até uma casa abandonada decorada com esculturas de gatos de madeira antes que ambos percebam o nível da água subindo rapidamente e o Labrador se junta aos outros cães em um barco. Com a casa consumida pela enchente, o gato sobe em uma estátua gigante de gato até que as águas atinjam o topo da cabeça da estátua. À medida que a água sobe completamente submerge a estátua, o gato pula em um veleiro que se aproxima com uma capivara a bordo.

Na manhã seguinte, enquanto o barco navega por uma floresta parcialmente submersa, o gato cai no mar ao tentar evitar um pássaro-secretário branco, mas começa a afundar na água. Uma baleia o salva do afogamento, mas o pássaro-secretário agarra o gato antes que ele se liberte e pouse de volta no barco, o gato vislumbrando enormes pilares de pedra à distância durante o voo. À medida que o nível da água continua subindo, a capivara convida um lêmure de cauda anelada a pular a bordo com sua cesta de lixo. Em um pesadelo, o gato é cercado por uma manada de veados que o circundam, enquanto os enormes pilares de pedra aparecem à distância. Mais tarde naquele dia, os três animais pousam na costa e são acompanhados pelo Labrador. Eles encontram um bando de pássaros-secretários que mostram hostilidade em relação a eles, fazendo com que o gato fuja antes que o bando o encurrale. O pássaro-secretário que encontrou o gato pela primeira vez implora ao líder para poupar sua vida, apenas para perder em um duelo e ter sua asa quebrada antes que o bando o abandone. Tendo perdido a capacidade de voar, o secretário se junta aos outros animais a bordo do barco.

No dia seguinte, os animais chegam a uma cidade semi-submersa, situada perto da base dos pilares de pedra gigantes. Os animais começam a discutir entre si depois que o pássaro-secretário chuta a bola de vidro do lêmure para fora do barco até que o barco é parado por uma árvore. O barco é libertado depois que a baleia salta perto deles. Depois de aprender com a capivara, o gato melhora sua habilidade de nadar para pegar peixes sozinho e alimentar o resto da tripulação. Mais tarde, os animais veem os outros cães presos em uma torre de sino. O pássaro-secretário inicialmente se recusa a ir até os cães, mas após o gato dar sua aprovação, o pássaro-secretário relutantemente deixa a capivara assumir o controle do barco e resgatar os cães. Enquanto o barco navega pela formação de enormes pilares de pedra durante uma forte tempestade, o pássaro-secretário sai, capaz de voar uma curta distância até a costa. O gato cai no mar novamente, mas nada até a costa e sobe até o topo de um dos pilares, onde se encontra com o pássaro-secretário - tendo recuperado sua habilidade de voar. Ambos são subitamente erguidos no ar por uma luz brilhante acima deles, mas o gato é solto de volta no chão enquanto o pássaro secretário voa em direção à luz e desaparece.

O gato tenta nadar de volta para o barco, mas está muito longe; no entanto, o gato consegue encontrar a bola de vidro e pular nela para se manter à tona. De repente, o nível da água cai rapidamente quando uma falha geológica drena o oceano. Depois de muito tempo vagando pela floresta, o gato se reúne com o lêmure e é levado para o barco pendurado em uma árvore. Os cães pulam do barco, mas quando a capivara está prestes a sair, a árvore começa a ceder ao peso do barco. O lêmure e os cães trabalham juntos para puxar o barco em sua direção, mas os cães abandonam o labrador quando um coelho passa por eles. Eles conseguem salvar a capivara antes que o barco e a árvore caiam do penhasco. Assim que os animais comemoram, outra debandada de veados aparece. O gato, supondo que eles estão mais uma vez fugindo das águas da enchente, segue, antes de ver a baleia morrendo por ter encalhado na floresta. O gato conforta a baleia. A capivara, o labrador e o lêmure se reúnem com o gato antes de olharem para seu reflexo em uma poça d'água.

Em uma sequência pós-créditos, a baleia é vista emergindo no oceano.

«««...»»»


Sem comentários: