Evoca-se o escritor Antonio Tabucchi numa conversa com a professora Maria José de Lancastre. Henrique Fialho, José Carlos Faria, Mafalda Taveira e Nuno Machado lerão excertos de “Requiem - uma alucinação” (1991), obra que o escritor italiano concebeu na língua de Camões e o cineasta Alain Tanner converteu em filme no ano de 1998 tendo Lisboa como cenário.
Maria José de Lancastre (1946) nasceu em Lisboa. Foi viver para Itália em 1967 e licenciou-se pela Universidade de Pisa, onde fez a sua carreira de docente, ensinando Literatura Portuguesa. É autora de uma edição crítica do texto da «Escola Vicentina», “O Auto das Padeiras”, e de ensaios sobre literatura moderna (Mário de Sá- Carneiro, «Orpheu», António Botto). Foi codirectora da revista Quaderni Portoghesi (1977-1989). A sua Fotobiografia de Fernando Pessoa (INCM, 1981) foi publicada também em Itália, em França e no Brasil. Com Antonio Tabucchi, com quem casou, traduziu para italiano grande parte da obra de Fernando Pessoa. É ainda autora de “Com um sonho na bagagem: uma viagem de Pirandello a Portugal” (2015).
Antonio Tabucchi (1943-2012) nasceu em Pisa, onde fez os seus estudos, primeiro na Faculdade de Letras e depois na Scuola Normale Superiore. Ensinou nas Universidades de Bolonha, Roma, Génova e Siena. Foi Visiting Professor no Bard College de Nova Iorque, na Écola de Hautes Études de Paris e no Collège de France. Publicou 27 livros, entre romances, contos, ensaios e textos teatrais. As suas obras estão traduzidas em mais de 40 países. Recebeu numerosos prémios nacionais e internacionais. Sozinho, ou com Maria José de Lancastre, traduziu para italiano a obra de Fernando Pessoa. Considerando que a sua pátria é também a língua portuguesa, escreveu um romance em português, “Requiem”. O seu teatro foi levado ao palco, entre outros, por Giorgio Strehler e Didier Bezace. “O Fio do Horizonte”, “Nocturno Indiano”, “Afirma Pereira” e “Requiem” foram adaptados ao cinema respectivamente por Fernando Lopes, Alain Corneau, Roberto Faenza e Alain Tanner. Em Julho de 2024, as Publicações Dom Quixote editaram em Portugal o seu livro de estreia: “O Pequeno Navio” (1978).
Fotos e texto (adaptado): ARRE Teatro da Rainha
Local: Pequeno Auditório do Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha.
Horário: 21h30
27 de Maio 2025
.«««»»»
Foto e Video: Margarida Araújo
«««»»»
Sem comentários:
Enviar um comentário